VIII Encontro sobre Ordens Militares

O VIII Encontro sobre Ordens Militares – uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Palmela, com o alto patrocínio do Presidente da República – decorrerá de 12 a 16 de junho, no Cineteatro S. João e na Biblioteca Municipal de Palmela, com o tema “Ordens Militares, Identidade e Mudança”.

Este ano, perfazem 30 anos da realização, em Palmela, dos Encontros sobre Ordens Militares, um caminho consolidado e com resultados reconhecidos a nível nacional e internacional, que tem congregado dezenas de investigadoras/es em torno do debate científico.

O VIII Encontro está organizado em seis sessões: a primeira sessão dará conta do progresso no estudo das Ordens Militares nos vários países; a espiritualidade e a vida religiosa das ordens será tratada na segunda sessão; a terceira sessão abordará os espaços de vida dos freires – casas, conventos, igrejas – pelo olhar da história, da arte, da arqueologia; a sessão transversal a todos os Encontros é a que analisa os vários tipos de poderes, os seus meandros, interrelações e o papel que neles desempenha frequentemente a diplomacia (quinta sessão); outras dimensões, menos trabalhadas, merecem especial atenção neste Encontro: a relação dos freires com o outro e os outros, não-cristãos e cristãos, os olhares de um e de outro lado (quarta sessão), bem como a sociologia das ordens, as redes de interesse e as mobilidades (sexta sessão).

O programa inclui, ainda, duas mesas-redondas: de evocação dos 700 anos da Ordem de Cristo e de reflexão crítica sobre o impacto da obra francesa «Dicionário das Ordens Militares Europeias na Idade Média» e visitas de estudo, que permitirão aos participantes conhecer duas importantes Casas de Ordens Militares em Portugal - o Convento de Cristo, em Tomar, o Convento de Santos-o-Novo da Ordem de Santiago, em Lisboa e, ainda, em Setúbal, uma notável produção retabular do tempo do mestre santiaguista D. Jorge.

As inscrições para o VIII Encontro sobre Ordens Militares decorrem até ao dia 7 de junho. As/os interessadas/os deverão enviar o boletim de inscrição, disponível em baixo, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e proceder ao pagamento, no dia 12 de junho, no balcão do secretariado. Em alternativa, podem inscrever-se presencialmente (na sacristia da Igreja de Santiago, Castelo de Palmela) ou remeter o impresso por correio acompanhado do cheque endossado à Câmara Municipal de Palmela.

Mais informações (GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago) – telef.: (+351) 212336640 | E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte o programa provisório.

Ficha de inscrição.

Formulário para participação com proposta de poster.

Informação das várias sessões do Encontro em PT | ING. | ESP. | FRA.

Data 12-06-2019
Data de fim do evento 16-06-2019