Receitas tradicionais

Sopa Caramela

Ingredientes para 4 pessoas: 250 g feijão catarino ou cor de vinho; 1 kg repolho; ½ couve caramela; 100 g batata ; 1 nabo; 1 cenoura; 1 cebola; 3 dentes de alho; 200 g pá de porco; 100 g toucinho entremeada; 1 orelha de porco; 1 chispe; ½ chouriço de carne; 100 g massa cotovelinhos; q.b. azeite; q.b. sal; 1 folha louro

Preparação
De véspera lave o feijão e ponha-o a demolhar e salgue também as carnes. No próprio dia, leve o feijão a cozer na água que o demolhou, juntamente com as carnes e o chouriço, as cebolas, os dentes de alho, o louro e tempere de sal. Quando as carnes e o chouriço estiverem cozidos, tire-os da panela e corte-os em bocados e retire o louro. Passe sensivelmente um terço do feijão e a cebola com um passe-vite ou esmague com um garfo. Junte mais água, se for necessário. Junte então, à panelas as hortaliças a cenoura o nabo e as batatas, cortadas em cubinhos e deixe cozer lentamente. Quando as hortaliças estiverem quase cozidas junte a massa e deixe cozer, coloque o azeite a gosto e retifique o sal. Tire a panela do lume e junte as carnes cortadas.


Sopa Caramela (adaptada a Diabéticos)

Ingredientes para 4 pessoas: 250 g feijão catarino ou cor de vinho; 1 Kg repolho; ½ couve caramela; 1 nabo; 1 cenoura; 1 cebola; 3 dentes de alho; 50 g massa cotovelinhos; q.b. azeite; q.b. sal

Preparação
De véspera lave o feijão e ponha-o a demolhar. No próprio dia, leve o feijão a cozer na água que o demolhou, juntamente com as cebolas, os dentes de alho e tempere de sal. Quando o feijão estiver cozido passe sensivelmente um terço do feijão, a cebola e o alho com um passe-vite ou esmague com um garfo. Junte mais água, se for necessário. Junte então, á panela as hortaliças a cenoura o nabo e as batatas, cortadas em cubinhos e deixe cozer lentamente. Quando as hortaliças estiverem quase cozidas junte a massa e deixe cozer, coloque o azeite a gosto e retifique o sal.

Receitas: Confraria da Sopa Caramela
"A Sopa Caramela pode ser mais rica ou mais pobre de acordo com as famílias mais abastadas ou mais pobres mas é seguramente a Melhor Sopa do Mundo".



Cabrito assado no forno
Ingredientes: Cabrito; batatas pequenas; toucinho; cebola; azeite; banha; margarina; vinho branco; alho; louro; colorau; cravinho da Índia; sal.
Modo de preparação: Corta-se o cabrito em pedaços. Tempera-se com sal grosso, alho picado, louro, colorau, vinho branco e cravinhos da Índia. Deixa-se o cabrito temperado durante a noite.
Os pedaços de cabrito são recheados com pedacinhos de toucinho curtido. Num tabuleiro, coloca-se uma camada de cebola às rodelas, uma de cabrito e nova camada e cebola. Rega-se com azeite, banha e margarina e também com a mistura que na véspera serviu para temperar o cabrito.
Entretanto, distribuem-se as batatinhas pelo tabuleiro, entre os pedaços de cabrito com cebola. Leva-se a assar no forno.


Coelho à camponesa de Palmela
Ingredientes: 1 coelho médio (manso ou bravo); 1/2 litro de feijão roxo; cebola; alho; louro; pimento; salsa; piripiri; toucinho fumado; vinho tinto ou branco (conforme o gosto).
Modo de preparação: Na véspera parte-se o coelho às postas e põe-se a marinar num preparado feito com bastante alho, louro, piripiri, sal e vinho. Põe-se, também, o feijão de molho.
No dia seguinte faz-se um bom refogado com cebola, toucinho fumado, pimento, salsa e, se necessário, um pouco de banha. Deve ser tudo muito bem picado, sendo o toucinho partido aos retângulos pequeninos para ficar mais harmonioso com o feijão.
Depois do refogado estar bem apurado retira-se o coelho marinado e junta-se ao refogado, deixando ferver um pouco antes de acrescentar a marinada e deixar-se acabar de cozer.
Nota: Se o coelho for manso deitar na marinada um pouco de cominhos em substituição da carqueja, que já vai sendo difícil de encontrar.


Sopa de Favas
Do cozimento do toucinho, entrecosto, orelha ou chispe, chouriço de carne e mouro no caldo coze-se as favas e do caldo faz-se a tradicional sopa de pão com algumas favas misturadas.