Caia em tentação, em Palmela!

   Em abril, com a primavera a anunciar-se, o leque de sugestões que lhe propomos é bastante vasto. Mas as artes, com especial enfoque na música, seja através de concertos ou exposições, o desporto, com as caminhadas pelos campos floridos ou os produtos regionais no afamado Festival Queijo, Pão e Vinho, são os grandes atrativos para que venha a Palmela e descubra as sonoridades, os sabores e as boas emoções que temos para lhe oferecer.
E tudo isto, claro, sem esquecer as tradições, como é o caso da Queima do Judas que convida a participar num percurso pelo centro histórico, à luz dos archotes e ao som dos bombos, num misto de sátira e drama, preconizada pelas várias associações do concelho.

Qualquer que seja a celebração… a primavera, abril, a Páscoa… ganhe asas e sinta-se livre para visitar e conhecer mais acerca de Palmela e da sua região.
Deixe-se cair em tentação!

O QUE FAZER


ATÉ 2 OUTUBRO | PAISAGEM SONORA: A GAITA DE FOLE
Local: Museu da Música Mecânica (Sala Edison)
«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia. O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia. Atualmente reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».
Não perca a exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, e que integra o “Palmela é Música”, o processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música. Fique a saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.
Horário: de 3ª a domingo, das 14h30 às 17h30 (encerra no domingo de Páscoa)
Org.: Município de Palmela
Parceria: Museu da Música Mecânica | FIG - Festival Internacional de Gigantes | Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles | Círio dos Olhos d’Água | Círio da Carregueira | Bardoada – O Grupo do Sarrafo


6 A 7 ABRIL | 08H00 – 13H00 | MOSTRA DE ARTESANATO E PRODUTOS REGIONAIS
Local: Mercado Municipal de Pinhal Novo
Para além do primeiro fim-de-semana de cada mês, a Mostra de Artesanato e Produtos Regionais realiza-se igualmente em algumas datas comemorativas, como é o caso do Dia do Pai. Visite a Mostra e aproveite para oferecer uma prenda original.
Informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | (+351) 935 321 210
Org.: Câmara Municipal de Palmela


20 E 28 ABRIL | 21H30 | SONS DA PRIMAVERA
Local: Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”
O ciclo de concertos ‘Sons da Primavera’ têm estreia marcada a 16 de março, às 22h30, com os Saxofone4all e participação especial de Leónia de Oliveira.
A 23 de março, às 21h30 é a vez das bandas de música no ‘Toca a Tocar’, com a Banda de Música da S.F.P. “Loureiros”, Banda de Música da Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense e a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer.
Em abril, no dia 20, às 21h30, no Largo dos Loureiros, haverá lugar ao testemunho da S.F.P. “Loureiros” na Queima do Judas, e a 28 de abril o ciclo de concertos ‘Sons da Primavera’ encerra às 21h30 com a ‘Audição da Liberdade’, com a participação dos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.
Marcações / informações: (+351) 212 350 178 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Org.: Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”


5 A 7 ABRIL | FESTIVAL QUEIJO, PÃO E VINHO
Local: S. Gonçalo (Quinta do Anjo)
A celebrar 25 edições, o Festival Queijo, Pão e Vinho, há muito que atingiu a maioridade e que solidificou a sua posição na categoria deste tipo de certames, não só na região, mas a nível nacional. Os produtos endógenos da região de Palmela, têm lugar de destaque entre os dias 5 a 7 de abril, em S. Gonçalo, Cabanas (freguesia de Quinta do Anjo).
Ao longo destes três dias, os visitantes terão oportunidade de provar e comprar o que de melhor se fabrica na região ao nível do queijo de ovelha e Queijo de Azeitão DOP, bem como do pão e do vinho.
A par da mostra de produtos tem lugar um animado programa, onde o destaque vai para as corridas de ovelhas no ‘Ovinódromo’, ou mesmo o contacto direto com os animais da quinta, a demonstração de tosquia e ordenha, as provas de produtos locais comentadas, passeios pedestres e de BTT, espetáculos equestres e ainda muita animação musical.
Consulte o programa
Org.: Arcolsa
Apoio: Câmara Municipal de Palmela


13 ABRIL | 10H00 | OFICINA DE PALHÕES E AFINAÇÃO DE GAITA DE FOLES
Local: Museu da Música Mecânica
No âmbito da exposição “Paisagem Sonora: a Gaita de fole”, patente ao público no Museu da Música Mecânica, realiza-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.
Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | (+351) 212 336 640


20 ABRIL | 21H30 | QUEIMA DO JUDAS
Local: Centro Histórico de Palmela
A tradição da Queima do Judas, recuperada pela autarquia em 1995, tem lugar este ano a 20 de abril (sábado). O percurso no centro histórico, marcado pelo som dos bombos e pela luz dos archotes, vai conduzindo o público até cada um dos infelizes Judas, simbolizados por bonecos de palha com artefactos pirotécnicos. Após a leitura do testamento, com textos satíricos dramatizados pelas associações e grupos locais de teatro, o Judas é queimado, expiando assim os seus pecados pelo fogo, numa clara alusão ao fecho de um ciclo e início de um novo, com a chegada da primavera.
O ponto alto acontece no Largo S. João, no final do percurso, com um espetáculo de fogo-de-artifício.
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Associações do concelho


ABRIL | COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, haverá um programa especial de música em vários pontos do concelho, com destaque para o espetáculo com Vitorino, a 24 de abril, às 22h00, no Jardim José Maria dos Santos, no Pinhal Novo.
Para mais informações, consulte o Catavento (Agenda de Acontecimentos do Concelho de Palmela), na edição de março / abril: https://bit.ly/2H9bpf1  
Org.: Câmara Municipal de Palmela, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo


26 E 27 ABRIL | 22H00 | FESTIVAL ABRIL JAZZ MIL
Local: Sociedade Filarmónica Humanitária
A 11ª edição do festival ‘Abril Jazz Mil’ acontece nos dias 26 e 27 de abril às 22h00. São duas noites em que o jazz sobe ao palco da Humanitária.
A 26 de abril a atuação estará a cargo da Orquestra Jazz Humanitária com convidados, seguida de um café concerto after hours no bar da Sociedade Filarmónica Humanitária. Já a 27 de abril, a noite está reservada para o concerto com Luísa Sobral apresentando o seu mais recente álbum “Rosa”. Seguir-se-á um café concerto after hours, com Daniela Melo no bar da SFH.
Marcações / informações: 212 350 235 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  
Org.: Sociedade Filarmónica Humanitária


QUINTAS E SÁBADOS | ROTA DAS VINHAS DO PÓ (FERNANDO PÓ)
Embarque numa singular viagem de comboio. Venha descobrir, a 40 minutos de Lisboa, a aldeia vinhateira de Fernando Pó, no concelho de Palmela.
Horários: (5ªs feiras) embarque às 9h02 na Estação Lisboa Oriente | (sábados) embarque às 9h52 na Estação Lisboa Oriente. (Regresso às 17h38).
(Data extra: 18 de abril (Especial Dia Mundial dos Monumentos e Sítios).
Programa: Chegada ao Apeadeiro de Fernando Pó, passeio pelos ‘jardins de vinhas’ e prova de Moscatel de Setúbal na Adega Filipe Palhoça. Visita guiada à adega com prova de vinhos na Fernão Pó Adega e almoço com vista panorâmica sobre as vinhas, na Adega Casa Ermelinda Freitas.
Valor por pessoa: 75,00 € | Crianças (4 – 12 anos): 51,00 €
Inclui transporte de comboio, transfers e experiências referidas.
Necessidade de reserva prévia em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | (+351) 916 153 202 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  
Org.: On Innovation | Casa Ermelinda Freitas | Fernão Pó Adega | Filipe Palhoça Vinhos
Apoio: Câmara Municipal de Palmela | Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa | Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Parceria: CP – Comboios de Portugal


OUTRAS SUGESTÕES:

7 ABRIL | 9H00 | CAMINHADA E FESTIVAL QUEIJO, PÃO E VINHO
Antes de uma incursão no Festival Queijo, Pão e Vinho, a 100Pegadas propõe-lhe uma caminhada pelas encostas da Serra do Louro, com passagem na necrópole neolítica de Quinta do Anjo. A vista que vai para além dos campos de pastagens alcança, para um e outro lado da serra, a região da Arrábida e o rio Sado, bem como, o rio Tejo e a costa de Lisboa. E para acabar em grande, nada como uma visita ao Festival Queijo, Pão e Vinho, na freguesia de Quinta do Anjo.
Ponto de encontro: Estacionamento junto à Capela de S. Gonçalo (Cabanas, Quinta do Anjo) | GPS: 38.550094, -8.982399
Hora de Início: 9h | Hora Final: +/- 17h
Distância: +/- 13km | Duração: +/- 8 hrs
Dificuldade: Média | Percurso: Circular
Equipamento necessário: calçado confortável e apropriado para caminhada; água; lanche; chapéu e óculos de sol, agasalho/corta-vento
Preço: 10€ por pessoa (no preço estão incluídos a entrada no Festival Queijo, Pão e Vinho e uma prova destes sabores no final, os Guias e seguros obrigatórios). O pagamento será no local.
Inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  
No e-mail de inscrição devem constar os seguintes dados: nome da atividade e dia; nome completo dos participantes; número de BI ou CC; data de nascimento; número de contacto (caso seja um grupo basta o contacto do responsável).
Após validar os dados, será enviado um e-mail de confirmação no prazo máximo de 48 horas.
Advertências: Menores de 18 anos devem ser acompanhados por um adulto; A “100Pegadas” reserva-se o direito de cancelamento do evento caso o número de inscrições mínimas não seja atingido (10 participantes); ou por condições climatéricas adversas; ou outras que se justifiquem. O percurso por sua vez está sujeito a alterações por alguma eventualidade não prevista.
Em ambos os casos será notificado/a previamente com a maior antecedência possível.
Contactos: Patrícia Bargado - 934352104 | Fernando Silva - 962802114


ONDE COMER

5 A 7 ABRIL E 12 A 14 ABRIL | FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS DO QUEIJO DE OVELHA
A par do ‘Festival Queijo, Pão e Vinho’, os restaurantes do concelho de Palmela dedicam especial atenção ao Queijo de Ovelha que surge em propostas, doces e salgadas, mais clássicas ou mais inovadoras, mas sempre saborosas. Os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha decorrem nos dias 5 a 7 e 12 a 14 de abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”
Consulte as ementas e estabelecimentos aderentes

Org.: Câmara Municipal de Palmela, Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e Estabelecimentos aderentes.

Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão nos estabelecimentos parceiros


ONDE FICAR

Aproveite os feriados, as pontes, as férias ou as mini-férias da Páscoa e faça uma escapadinha em Palmela!
Pousada de Palmela | Montado Hotel & Golf Resort 4* | Arrábida Resort & Golf Academy 4* | Amazónia Palmela Apartamentos 4* | F Palmela – Aldeamento Turístico de Palmela 3* | Hotel Varandazul 2* | Quinta do Louro - Hotel Rural | Palácio de Rio Frio - Turismo de Habitação | Casa de Atalaia - Turismo de Habitação | Quinta do Chaparro - Turismo Rural | Quinta da Escudeira - Casa de Campo | Biovilla - Turismo de Natureza. Agroturismo | Camping Ecológico de Campismo e Caravanismo Vasco da Gama (Consulte também “Alojamento Local” » aqui « )

Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão de descontos, nos alojamentos parceiros

Nota: Antes de realizar as nossas sugestões deverá efetuar o contacto prévio para obter as informações detalhadas, como horários de funcionamento, marcações prévias necessárias, disponibilidades, reservas e outros esclarecimentos. As atividades propostas são da responsabilidade das organizações.

Solicite o seu Palmela Tourist Card, um cartão personalizado com vantagens e descontos!

Informações | Informations | Informaciones
Câmara Municipal de Palmela Posto de Turismo de Palmela | Palmela Tourist Office | Oficina de Turismo de Palmela
T. (+351) 212 332 122 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | http://turismo.cm-palmela.pt
https://www.facebook.com/TurismoPalmela