Feira Medieval de Palmela

A Feira Medieval de Palmela regressa ao Castelo e Centro Histórico da vila de 27 a 29 de setembro. Este ano com o tema “Inauguração da Torre da Menagem no Reinado de D. Dinis”, a Feira promete três dias de aventura, cultura e animação, com bailes, dança aérea, torneios, jograis, falcoaria, mercado medieval, danças antigas, jogos e combates.

Enquadramento histórico: Inauguração da Torre da Menagem no Reinado de D. Dinis

A Feira Medieval de Palmela 2019 parte da pressuposta construção da torre de menagem nos finais do século XIII, no reinado de D. Dinis.

É, para Palmela, um período de consolidação da paz após os confrontos do início da centúria, que culminaram com a tomada de Alcácer do Sal e o recuo das forças muçulmanas para sul. A fortaleza é reparada e reestruturada, a vila cresce, com os seus habitantes cristãos, judeus e mouros forros. O poder concelhio cimenta-se, sob a proteção do rei, o comércio dinamiza-se, a par das práticas artesanais, agrícolas, pastoris e pesqueiras.

O rei D. Dinis, conhecido pelas suas boas qualidades de governante, toma medidas para fortalecer a defesa do reino: um programa de reparação e edificação de castelos e torres por todo o país. A Torre de Menagem do castelo de Palmela terá sido uma dessas iniciativas, dotando a vila de um símbolo maior do poder concelhio. Adossada à muralha da alcáçova, virada à povoação, imponente, anunciava uma liderança cristã, um alcaide sediado no castelo com a sua guarnição, a garantia de defesa da população associada às obrigações dos peões e cavaleiros de servirem militarmente.

Bilhetes:

Entrada para 1 dia: € 3,00
Entrada para 3 dias (livre acesso): € 6,00

Horário da Feira Medieval:

Sexta-feira, das 17h00 às 24h00
Sábado e domingo, das 14h00 às 24h00

Programa completo: brevemente disponível

Mais informações em: https://bit.ly/2Zh7Ah2

Organização: Câmara Municipal de Palmela | Alius Vetus - Associação Cultural, História e Património

Data 27-09-2019 17:00
Data de fim do evento 29-09-2019 23:55