Paisagem Sonora - A Gaita de Fole

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia.
O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia. Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela».

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, às 16h30, na Sala Edison do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem Sonora - a Gaita de Fole”, com entrada livre e com a participação especial da Orquestra de Foles, da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 17h30 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. Os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada. A inscrição para esta atividade deve ser efetuada através dos seguintes contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou (+351) 212 336 640.

Organização: Município de Palmela

Parceria: Museu da Música Mecânica | FIG - Festival Internacional de Gigantes | Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles | Círio dos Olhos d’Água | Círio da Carregueira | Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

Data 09-03-2019 16:30
Data de fim do evento 02-10-2019 18:00