Agenda de Eventos
Seminários, Congressos, Workshops, ...

Colóquio Internacional “Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer: definições e dinâmicas de um território de fronteira”.


Os Municípios de Palmela, Alcácer do Sal e Sesimbra, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promovem, nos dias 19, 20 e 21 de maio, o Colóquio Internacional “Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer: definições e dinâmicas de um território de fronteira”.

O ano de 2017 marca a passagem do 8.º centenário da conquista de Alcácer do Sal e o 870.º da conquista de Lisboa pelas forças portuguesas e cruzadas, efemérides que dão o mote ao colóquio, reunindo um conjunto diversificado de investigadores para debater a forma como os setenta anos que medeiam entre a conquista de uma cidade e a outra configuraram e condicionaram o desenvolvimento de um território considerado “de fronteira”.

A reavaliação do conhecimento sobre a ocupação da região e suas características é o objetivo central deste colóquio, que reunirá especialistas dos períodos medieval islâmico e medieval cristão peninsular nas áreas de arqueologia, arte, arquitetura e história, nas suas múltiplas vertentes.

Palmela acolhe o primeiro dia de trabalhos deste colóquio itinerante - que passará, também por Alcácer do Sal e Sesimbra – com um programa que decorrerá, a partir das 9h00 na Biblioteca Municipal de Palmela, com a sessão de abertura efetuada pelo Presidente da Câmara Municicpal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e considerações introdutórias a cargo do Prof. José Mattoso e culminará com uma visita ao Castelo de Palmela, às 18h30.

As/os interessadas/os em participar no evento, com entrada gratuita, deverão inscrever-se, enviando o formulário próprioaté ao dia 17 de maio para patrimonio.cultural@cm-palmela.pt



Local:Palmela, Alcácer do Sal e Sesimbra
 
19-05-2017
 
19-05-2017   
Sub-Navegação
Ano Mês

Categorias