Jornadas Internacionais "Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus"

Já estão abertas as inscrições para participar nas Jornadas Internacionais Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus que, de 23 a 25 de janeiro, vão reunir em Palmela várias dezenas de arqueólogos, historiadores e investigadores de arqueologia.

12 anos depois da formação do Grupo CIGA e 20 anos depois da publicação de “Portugal Musulman”, de Christophe Picard, esta iniciativa pretende relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal. Conhecer o muito que se tem feito a nível nacional no campo da arqueologia do período medieval islâmico e perceber o contributo dessas novas descobertas e investigações para a construção do conhecimento histórico são os principais objetivos destas Jornadas.

O programa abre com uma evocação de Christophe Picard e vai integrar quatro sessões temáticas, no Cine-teatro São João: “Revelações e novas abordagens sobre o Garb no século XXI”, “Arqueologia preventiva: transformar salvaguarda em conhecimento do Garb al-Andalus”, “O Garb e o Mediterrâneo” e “Da história à arqueologia e da arqueologia à história do Garb al-Andalus”. A tarde de dia 25 de janeiro será dedicada a visitas de estudo a sítios arqueológicos de Lisboa.

A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até ao dia 21 de janeiro, preenchendo a ficha de inscrição disponível aqui e enviando-a para os endereços de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A disponibilidade de transporte para as visitas é limitada ao número de lugares do autocarro e a inscrição nas visitas e no almoço (com um custo de 15€) é também limitada, por ordem de receção. Serão entregues certificados de participação.

Mais informações através do Secretariado das Jornadas, a funcionar na Divisão de Bibliotecas e Património Cultural do Município de Palmela:

Largo do Município, 2954-001 Palmela | (+351) 212 336 640 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte o Programa completo (versão pdf)

Org.: Câmara Municipal de Palmela | Campo Arqueológico de Mértola

Coordenação científica: Grupo CIGA - Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus