Especial Fogaça de Palmela

Durante o mês de janeiro, a programação Especial Fogaça de Palmela abre o calendário 2020 do programa de promoção gastronómica “Palmela - Experiências com Sabor!”.

A Cerimónia da Bênção da Fogaça, em celebração do Dia de Santo Amaro, realiza-se no dia 15, continuando a manter viva esta tradição. Nesta data, era costume a população preparar Fogaças para oferecer ao Santo (a sua forma variava consoante a promessa feita). Cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias, as Fogaças eram transportadas até à igreja, em cestos de verga ricamente decorados, para serem benzidas e leiloadas.

De 17 a 19 e de 24 a 26 de janeiro, 14 estabelecimentos de restauração do concelho vão inspirar-se neste biscoito típico para apresentar criativos pratos principais e sobremesas, em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela (lista dos estabelecimentos aderentes e ementas abaixo).

A fechar a programação especial, as/os interessadas/os em saber mais sobre a confeção deste doce típico do concelho vão poder participar, a 25 de janeiro, no Workshop da Fogaça de Palmela, orientado pelo Chef Nuno Gil, da Confraria Gastronómica de Palmela. Para participar nesta atividade, é necessária inscrição prévia, através dos contactos Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou (+351) 212 336 668.

O programa “Palmela - Experiências com Sabor!” é promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

ESPECIAL FOGAÇA DE PALMELA

15 de janeiro | 18h00 | Igreja de S. Pedro, Palmela
Cerimónia da Bênção da Fogaça

17 a 19 e 24 a 26 de janeiro | Estabelecimentos aderentes
Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela

25 de janeiro | 10h00 | Casa Mãe da Rota de Vinhos, Palmela
Workshop da Fogaça de Palmela

FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS DA FOGAÇA DE PALMELA
Estabelecimentos aderentes

Consulte as ementas.

Informação do evento

Data 15-01-2020 18:00
Data de fim do evento 26-01-2020 23:50
Powered by :
© 2020, Turismo de Palmela