Palmela, Cidade do Vinho 2009

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho atribuiu, pela primeira vez, em 2009, o título de Cidade do Vinho. A distinção coube a Palmela, na sequência de uma candidatura ao título, aberta à participação dos 80 municípios associados. A diversidade de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, promovidos no concelho e consolidados no panorama cultural da região, as parcerias estabelecidas e a relação estreita entre o município, o movimento associativo e os produtores vitivinícolas - verdadeiros protagonistas desta atividade económica - foram determinantes para a escolha unânime.

A Câmara Municipal de Palmela encontrou, nesta distinção, mais uma forma de promoção do trabalho desenvolvido, anualmente, em diversas frentes e com vários parceiros, em prol da atividade vitivinícola do concelho, e, ao longo do ano, preparou um conjunto de iniciativas, que passaram pelo reforço dos cursos e provas de vinhos, exposições e passeios de âmbito enoturístico. A Gala de Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal 2009 teve lugar, também, em Palmela, com um espetáculo de grande beleza e a afirmação dos valores do mundo rural e das raízes mais tradicionais do país.
O programa Cidade do Vinho 2009 contou, ainda, com o calendário anual de certames realizados no concelho, por diversas parcerias institucionais – caso do Festival Queijo, Pão e Vinho, da Mostra de Vinhos das Freguesias de Poceirão e Marateca, da Feira Comercial e Agrícola de Poceirão, do Dia do Vinho, da Festa das Vindimas e do Dia Mundial do Turismo - e com algumas novidades, como o Festival do Moscatel, realizado no final de Setembro, e a Celebração do Dia Europeu do Enoturismo.

> Flyer - Palmela, Cidade do Vinho 2009