Palmela Conquista | Sugestões














Palmela, uma terra a descobrir…

Da natureza ao património cultural, passando pelo enoturismo, gastronomia, artesanato e um riquíssimo calendário festivo e cultural, Palmela tem muito para lhe oferecer. Adicione alojamento, golfe e as maravilhosas praias da Arrábida, aqui tão perto.

Nas férias, venha conhecer as sugestões que preparámos para si, beneficiando das promoções especiais para utilizadores do Palmela Tourist Card!

A 40 km da capital, este é o seu destino. Boas férias!



Explore o Castelo e o Centro Histórico de Palmela
O Castelo de Palmela é ponto de partida para descobrir a história e os encantos desta vila milenar. No interior das muralhas, encontra a Pousada de Palmela, situada no antigo convento da Ordem de Santiago, a Igreja de Santiago e o que resta da Igreja de Santa Maria do Castelo, após o terramoto de 1755. O espaço acolhe, também, o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, o Posto de Turismo e vários espaços do Museu Municipal de Palmela / Núcleo Museológico do Castelo: Espaço Arqueológico, Espaço de Transmissões Militares e Reserva Visitável de Escultura São Tiago. A paisagem é magnífica… aproveite para registar o momento.

Desça até ao Centro Histórico da vila pelo Parque Venâncio Ribeiro da Costa e siga até aos Paços do Concelho para admirar a fachada do edifício onde funcionam alguns serviços municipais. Visite, depois, a Igreja de S. Pedro, onde é possível apreciar o admirável revestimento azulejar barroco sobre a vida do santo. Na Praça Duque de Palmela, destacam-se o Pelourinho, monumento nacional desde 1910, e a Igreja da Misericórdia, edifício seiscentista que apresenta um altar-mor de talha joanina e um revestimento de azulejos do séc. XVII.

Continue até ao Largo de S. João Baptista, passando pelo Mercado Municipal e pelo Espaço Cidadão - testemunha de cerca de sete séculos de ocupação humana, por diversas culturas - que exibe elementos arquitetónicos e arqueológicos de grande valor para perceber a vivência do núcleo mais antigo da vila. Já no Largo de S. João, admire a Capela de S. João Baptista (futuro Museu de Arte Sacra), o Coreto, a Biblioteca Municipal de Palmela, o Cine-Teatro S. João e a Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, local privilegiado para uma prova de vinhos e produtos regionais ou para conhecer as adegas aderentes e suas atividades de enoturismo.
Para uma visita mais aprofundada ao Castelo e ao Centro Histórico, propomos-lhe a marcação de uma visita guiada ou o aluguer de um audioguia. Informe-se no posto de turismo.

A bela Arrábida, candidata a Reserva da Biosfera

No Parque Natural da Arrábida, a magnitude da paisagem envolve-nos numa outra perceção do tempo e do espaço. Na Serra do Louro, redescubra o encanto dos moinhos e perca-se em memórias de outras eras nos sítios arqueológicos do Alto da Queimada e do Castro de Chibanes. Cenários magníficos, dotados de caminhos pedestres que proporcionam experiências inesquecíveis, ao ar livre. BTT, cicloturismo, pedestrianismo, orientação, geocaching, passeios de burro ou paintball são algumas das propostas.
Na rotunda do Chafariz D. Maria I, siga as indicações do Centro Moinhos Vivos para uma visita a um moinho de vento ou um passeio de burro pela serra (marcação prévia).
A pé, de barco, de bicicleta ou em todo-o-terreno, são muitas e divertidas as formas para conhecer as vilas e cidades da Arrábida e os seus cenários magníficos, que proporcionam o contacto com toda a riqueza da região e o prazer das experiências ao ar livre.
Consulte as empresas de animação turística » aqui «

Palmela Tourist Card: Utilize o seu cartão nas empresas aderentes


Por terras do Queijo, Pão e Vinho
Em direção à aldeia de Quinta do Anjo, o barro desvenda-lhe todos os seus segredos, através de lindíssimas peças artesanais no Espaço Fortuna – Artes e Ofícios. No centro da aldeia, passe pelos Sepulcros Neolíticos, escavados na rocha há cerca de 4500 anos. A aldeia é, também, rica em locais para provar e adquirir produtos regionais como o Queijo de Azeitão, os vinhos e moscatéis, os licores e a doçaria.

Pode continuar em direção a Vila Nogueira de Azeitão, acompanhando a serra e usufruindo da beleza das praias da Arrábida, ou aceitar as nossas próximas sugestões …

Conhecer o Pinhal Novo

Na vila de Pinhal Novo, a freguesia mais urbana do concelho, o nosso roteiro tem início no Largo José Maria dos Santos, utilizado, desde finais do século XIX, como recinto de mercado e feira de gado. Hoje, é o jardim central, albergando a Igreja, o Coreto e o Busto de José Maria dos Santos. Ao lado, nasceu, já no século XXI, o jardim da Praça da Independência, que acolhe a Biblioteca e o Mercado Municipal. Na antiga estação de caminho-de-ferro, observe os interessantes painéis de azulejos de 1938 e a Torre de Sinalização e Manobra, classificada de Interesse Municipal.
Em Rio Frio, situa-se a Herdade de Rio Frio, em tempos considerada a segunda maior do país, onde existiu a “maior vinha do mundo”. Do conjunto de edifícios em recuperação, destaca-se o Pólo Equestre de Rio Frio e uma unidade de alojamento de Turismo de Habitação - o Palácio de Rio Frio

A Vinha Grande de Algeruz
Em direção a Algeruz, espreite a Vinha Grande de Algeruz, que representa um marco na história da empresa José Maria da Fonseca. Se é praticante de golfe, continue até chegar ao Montado Hotel & Golf Resort, que dispõe de um campo de golfe de 18 buracos. Mas se ainda não experimentou a modalidade, teste a sua habilidade com uma aula no driving range. Se optar pelo karting, o Kartódromo Internacional de Palmela oferece a prática do karting em competição, mas também o prazer de desfrutar de momentos de lazer para adultos e crianças.

No coração do mundo rural

Nas freguesias rurais de Poceirão e Marateca, a localidade de Fernando Pó é ponto de partida para percorrer os extensos vinhedos e visitar algumas das adegas do concelho, que dão origem a vinhos de qualidade reconhecida. Se aprecia passeios pedestres, sugerimos-lhe o percurso “Por Jardins de Vinhas”.
Em Marateca, observe a Igreja de Águas de Moura com o seu habitual ninho de cegonha. Não deixe, também, de visitar o tanque público, datado de 1899, e o Sobreiro do Chaparral do Mendonça, classificado como árvore de interesse público – para uns, “o casamenteiro”, para outros, o “assobiador”, este sobreiro tem 206 anos e mais de 16 metros de altura, e é reconhecido, internacionalmente, como o sobreiro mais produtivo do mundo, produzindo cortiça suficiente para o fabrico de 100 mil rolhas.

Na Reserva Natural do Estuário do Sado, aproveite para admirar as áreas de sapal, salinas, pisciculturas, arrozais e a extensa zona florestal do Zambujal, um local ideal para a observação de aves (birdwatching). O Estuário do Sado é o único local conhecido, em toda a costa portuguesa, onde existe uma população residente de roaz-corvineiro (golfinho).


A NÃO PERDER …

Em agosto, são vários os eventos que antecedem a Festa das Vindimas. Sim, porque a grande festa está quase a chegar! Marque já na sua agenda … de 1 a 6 de setembro.
Saiba mais » aqui « 
  
MÚSICA, TEATRO, DANÇA, DESPORTO E EXPOSIÇÕES
Palmela oferece um vasto calendário de iniciativas. Conheça outras sugestões no Catavento – agenda de acontecimentos do concelho de Palmela » aqui « 

ONDE COMER
O concelho de Palmela dispõe de diversos restaurantes, onde pode apreciar a gastronomia regional e conhecer os produtos locais de qualidade. Saiba mais » aqui « ou informe-se no nosso Posto de Turismo
Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão de descontos, nos estabelecimentos parceiros
                            

 
ONDE FICAR

Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão de descontos, nos alojamentos parceiros

 

 


Nota: Antes de realizar as nossas sugestões deverá efetuar o contacto prévio para obter as informações detalhadas, como horários de funcionamento, marcações prévias necessárias, disponibilidades, reservas e outros esclarecimentos. As atividades propostas são da responsabilidade das organizações.
Peça » aqui « o seu Palmela Tourist Card, um cartão personalizado com vantagens e descontos, e deixe-se CONQUISTAR!

 


Informações | Informations | Informaciones
Câmara Municipal de Palmela
Posto de Turismo de Palmela | Palmela Tourist Office | Oficina de Turismo de Palmela