Palmela Conquista | Sugestões





Era uma vez… um povoado, de seu nome Balmalla,
que era habitado por Muçulmanos. Viviam o seu dia-a-dia dedicando-se à religião, ao ensino, às artes, ao comércio, à agricultura, utilizando técnicas antigas e ensinamentos que lhes tinham sido passados de geração em geração.

Contudo, este era um jovem país com um jovem rei disposto a tornar os seus súbditos cristãos. E assim, El-Rei D. Afonso Henriques vai conquistando o território a sul. Em 1147 chega a Balmalla, a Palmela muçulmana. Conquista, pela primeira vez, o seu castelo, que volta ao domínio muçulmano poucos anos depois. Mas o rei, que não era homem para desistir, volta a conquistar Palmela em 1165. O povoado cresce e prospera. Fixam-se cristãos, judeus e mouros forros (estes, protegidos pelo rei através da concessão de foral, em 1170).

O monarca português reconhece a importância de Palmela e decide atribuir-lhe foral em 1185. Um ano mais tarde, em 1186, o seu filho, D. Sancho I, faz a doação de Palmela à Ordem de Santiago, uma importante ordem religiosa-militar que, quase três séculos depois, mais precisamente em 1443, virá a fixar definitivamente a sua sede no Castelo de Palmela. No reinado de D. Dinis, em 1323, Palmela é elevada à categoria de vila.

Sempre com uma relevante importância geoestratégica, o Castelo de Palmela é ainda, no decorrer da História, palco de grandes acontecimentos, como o célebre episódio de 1384, em que D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável do Reino, comunica com o Mestre de Avis (cercado pelos castelhanos no Castelo de S. Jorge, em Lisboa), por meio de almenaras (grandes fogueiras) acesas na torre de menagem.

De vitória em vitória, não acabou ainda a história!

Mas para a desvendar… Palmela vai ter que visitar!

Sejais então mui bem-vindos a esta mui nobre vila de Palmela! Entre 22 e 24 de setembro, há feira e bailios para as gentes festejarem em paz! Há muita comezaina, bem regada, entenda-se, para vos receber e alegrar! E claro, muita e boa animação não vai faltar!

De que estais à espera pera nos fazerdes uma visita?

 

 

O QUE FAZER

FEIRA MEDIEVAL DE PALMELA

 

22 SETEMBRO | 17H00 | ABERTURA DA FEIRA 
Nas tendas dos mercadores e nos acampamentos.

 

22 SETEMBRO | 19H00 | BOAS-VINDAS 
Junto à Porta Falsa, entrada, por excelência, do Castelo, tem lugar o momento de boas-vindas a esta 4.ª edição da Feira Medieval de Palmela.

 

22 SETEMBRO | 21H30 | DESFILE NOTURNO 
Com início no Terreiro da Liça e fim na Igreja de Santa Maria do Castelo, este será um cortejo de saudação ao Comendador-Mor da Ordem de Santiago, D. Soeiro Rodrigues, por ter vencido os almóadas e ter recuperado o castelo em 1191. Será investido mais um freire-cavaleiro, de seu nome, Rodrigo Goterre, para engrossar as hostes da Ordem Militar.


23 SETEMBRO | 14h30 ÀS 18H30 | BOSQUE
Durante a tarde de sábado, haverá muita animação no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, convertido em ‘Bosque’ durante a Feira Medieval. Será, sem dúvida, um “bosque encantado” para miúdos e graúdos, com espetáculos de teatro, marionetas, demonstrações de falcoaria e outros, que, certamente, vão deliciar e encantar todas/os as/os que por lá passarem.

 

23 SETEMBRO | 15h00 ÀS 24H00 | CASTELO E ARRABALDE

Do Castelo ao Arrabalde, a música e as bailias serão uma constante. Grupos de percussão, gaiteiros, jograis, grupos de música e danças antigas, grupos corais, música de época e danças orientais transportar-nos-ão para outros momentos da História. E a animação está sempre garantida!

 

23 SETEMBRO | 17h00 | DESFILE

Desfile que percorre as ruas do Centro Histórico de Palmela, desde o Mercado Municipal (no Largo do Mercado) até ao Castelo. É o momento em que todos os fidalgos, homens-bons e do povo, dos três credos – cristão, muçulmano e judaico – vão até ao Castelo para saudar El-Rei D. Afonso Henriques e agradecer-lhe a criação do concelho pela carta de Foral de 1185.

 

23 SETEMBRO | 20h00 | CEIA MEDIEVAL NA ADEGA CASA DE ATALAIA

Morada: Rua Heliodoro Salgado, nº 36 (Palmela)

Entre no espírito da época medieval e venha cear na taverna da Casa de Atalaia. A animação está garantida, com o grupo “Musiciens du Royaume” da Sociedade Filarmónica Humanitária.

Reserve já! A lotação é limitada!

Preço com entrada para a Feira Medieval: 18€ (adultos) | 12€ (crianças dos 6 aos 12 anos).

Informações e reservas: 965 500 722 / 212 332 227 | info@casadeatalaia.com

 

23 SETEMBRO | 21h00 | TORNEIO

Um dos momentos mais aguardados pelo público é, sem dúvida, a competição de cavalaria de “hostes inimigas” na Liça. O manejo de armas apeadas e a cavalo é sempre motivo de grande animação. O confronto que opõe nobres e cavaleiros de diferentes proveniências é caracterizado por aguerridas lutas e duelos corpo-a-corpo, com espadas e lanças, bem como exercícios de destreza como o “estafermo”. O torneio medieval ou “justa” é sempre um espetáculo para o público de todas as idades.

Org.: Cavaleiros de Ribadouro | Espada Lusitana | Agape

 

23 SETEMBRO | 22h00 | DANÇA NO AR

Outro momento sempre muito aguardado no programa da Feira Medieval são as danças aéreas, pela singularidade e beleza do espectáculo. O palco, vertical, ou, mais precisamente, na parede lateral da Torre de Menagem do Castelo, dá lugar a verdadeiras acrobacias dos artistas num jogo de luz, cor, movimento e som sempre muito aplaudido pelo público presente. Não pode perder!

Org.: DançArte

 

24 SETEMBRO | 17h00 | DESFILE

Para quem não conseguiu ver o desfile, esta é a derradeira oportunidade. Com partida do Mercado Municipal (no Largo do Mercado) e subindo a Rua Hermenegildo Capelo, em pleno Centro Histórico, em direção à Liça, o desfile concentra todas/os as/os participantes da Feira Medieval, sejam os grupos de animadores, os grupos teatrais, os grupos de dança, os cavaleiros, membros do clero, nobreza e povo, etc. É o grande desfile da Feira Medieval.

 

24 SETEMBRO | 18h30 | MÚSICA DA ÉPOCA

No cenário inconfundível da Igreja de Santiago (no interior do Castelo de Palmela), prepare-se para viajar até outras épocas ao som da música medieval, por Eduardo Ramos. A envolvência do lugar e a incrível sonoridade que se eleva no seu interior são o mote para não querer ficar à porta. Entre e deixe-se guiar pelo encantamento do som!

 

24 SETEMBRO | 20h00 | FALCOARIA - DEMONSTRAÇÃO DE VOO LIVRE

Logo após o Torneio na Liça, deixe-se ficar para o espetáculo seguinte. Aproveite para aprender mais acerca das aves de rapina, como as águias, os falcões, as corujas ou os peneireiros. Assista a esta verdadeira lição de preservação ambiental e não perca as demonstrações de voo livre. Deixe-se levar nas asas da arte da falcoaria!

Org.: Artfalco

 

24 SETEMBRO | 22h00 | ESPETÁCULO DE FOGO - A CENTELHA

No anfiteatro do Bosque, tem lugar um espetáculo encenado, de grande beleza. Não só pela sua envolvência mas, também, pela magia que irradia e pelo modo como facilmente somos transportados a outras épocas, entrando num mundo fantástico que nos convida a refletir acerca da vida, daquilo que nos rodeia e de nós próprias/os. A par de tudo isto, possui a espetacularidade do fogo e das formas que adquire. É, sem dúvida, imperdível!

Coprodução: AnYmamundy | Malatitsch | Strella del Dia

 

(Nota: estão aqui apresentadas, apenas, algumas das muitas sugestões que não vai querer perder ao longo dos três dias da Feira Medieval. Não dispensam, contudo, a consulta do programa completo, muito mais vasto).

 

Consulte aqui o programa da Feira Medieval de Palmela

 


OUTRAS SUGESTÕES:

 

23 SETEMBRO | CRUZEIROS ENOTURÍSTICOS

O verão está quase a terminar mas ainda vai a tempo de gozar os últimos Cruzeiros Enoturísticos no rio Sado (Wine Sunset Party). Embarque numa viagem de aromas e sabores dos vinhos da região, acompanhados pelo pôr-do-sol. Lugar, ainda, para as provas comentadas pelos enólogos e a degustação de produtos regionais.

Mais informações em: http://www.rotavinhospsetubal.com/experiencias

 

 

23 SETEMBRO | ESPECIAL VINDIMAS COM A CP – FILIPE PALHOÇA VINHOS

Porque ainda é tempo de vindimas no concelho de Palmela, aproveite e venha, de comboio, desfrutar de um dia diferente. O programa inclui embarque em Lisboa (Gare do Oriente), às 9h52, para viagem até Fernando Pó. À chegada à Adega Filipe Palhoça Vinhos, vai poder participar de várias experiências, como a apanha da uva, o processo de vinificação, uma prova de vinhos comentada pelo enólogo, almoço regional e o momento de convívio típico da região.

Mais informações em: http://rotavinhospsetubal.com/experiencias

 

 

27 SETEMBRO | DIA MUNDIAL DO TURISMO

Para assinalar este dia, o Turismo de Palmela, através do seu posto de informação turística localizado na Praça de Armas do Castelo de Palmela, oferece às/aos visitantes a oportunidade de provarem alguns produtos locais, nomeadamente, Moscatel e Fogaças de Palmela.

 

 

ONDE COMER
Prove as especialidades gastronómicas confecionadas com os variados aromas e sabores da região. Paladares inconfundíveis que proporcionam experiências degustativas únicas.
Consulte aqui os estabelecimentos de restauração.


http://turismo.cm-palmela.pt/_uploads/PTC.jpg
 Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão nos estabelecimentos parceiros

 


ONDE FICAR

As viagens marcam, cada vez mais, momentos especiais e criam memórias inesquecíveis. Nestas férias escolha Palmela para uma escapadinha:

Pousada de Palmela Montado Hotel & Golf Resort 4* Arrábida Resort & Golf Academy 4* Amazónia Palmela Apartamentos 4* | F Palmela – Aldeamento Turístico de Palmela 3* | Hotel Varandazul 2* Quinta do Louro - Hotel Rural | Palácio de Rio Frio - Turismo de Habitação Casa de Atalaia - Turismo de Habitação | Quinta do Chaparro - Turismo Rural Quinta da Escudeira - Casa de Campo Biovilla - Turismo de Natureza. Agroturismo Camping Ecológico de Campismo e Caravanismo Vasco da Gama (Consulte também “Alojamento Local” » aqui « 

http://turismo.cm-palmela.pt/_uploads/PTC.jpg
 Palmela Tourist Card: utilize o seu cartão de descontos, nos alojamentos parceiros

 

 

Nota: Antes de realizar as nossas sugestões deverá efetuar o contacto prévio para obter as informações detalhadas, como horários de funcionamento, marcações prévias necessárias, disponibilidades, reservas e outros esclarecimentos. As atividades propostas são da responsabilidade das organizações.

http://turismo.cm-palmela.pt/_uploads/PTC.jpg
 Solicite 
» aqui « o seu Palmela Tourist Card, um cartão personalizado com vantagens e descontos!


Informações | Informations | Informaciones

Câmara Municipal de Palmela Posto de Turismo de Palmela | Palmela Tourist Office | Oficina de Turismo de Palmela

T. (+351) 212 332 122 | turismo@cm-palmela.pt | http://turismo.cm-palmela.pt

https://www.facebook.com/TurismoPalmela